Solar D'Azinheira

IDOSOS EM FAMÍLIA

SOLAR D'Azinheira

O Solar d'Azinheira estabeleceu em abril de 2009, uma parceria com a RNCCI para a prestação de cuidados de saúde e apoio social, na tipologia de Longa Duração e Manutenção (LDM). Atualmente tem a capacidade para 45 camas. 

A Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), é um modelo organizacional criado pelos Ministérios do Trabalho e da Solidariedade Social e da Saúde, formada por um conjunto de instituições públicas e privadas que prestam cuidados continuados de saúde e de apoio social.


Objetivos:

A RNCCI tem como objetivo a prestação de cuidados de saúde e de apoio social de forma continuada e integrada a pessoas que, independentemente da idade, se encontrem em situação de dependência.

Os Cuidados Continuados Integrados estão centrados na recuperação global da pessoa, promovendo a sua autonomia e melhorando a sua funcionalidade, no âmbito da situação de dependência em que se encontra.


Valores:

  • Prestação individualizada e humanizada de cuidados.
  • Continuidade dos cuidados entre os diferentes serviços, sectores e níveis de diferenciação, mediante a articulação e coordenação em rede.
  • Equidade no acesso e mobilidade entre os diferentes tipos de unidades e equipas da Rede.
  • Proximidade da prestação dos cuidados, através da potenciação de serviços comunitários de proximidade.
  • Multidisciplinaridade e interdisciplinaridade na prestação de cuidados.
  • Avaliação integral das necessidades da pessoa em situação de dependência e definição periódica de objetivos de funcionalidade e autonomia.
  • Promoção, recuperação contínua ou manutenção da funcionalidade e da autonomia.
  • Participação das pessoas em situação de dependência, e dos seus familiares ou representante legal, na elaboração do plano individual de intervenção e no encaminhamento para as unidades e equipas da rede.
  • Participação e co-responsabilização da família e dos cuidadores principais na prestação dos cuidados.
  • Eficiência e qualidade na prestação dos cuidados.

 

Referênciação:

Se estiver internado num hospital do Serviço Nacional de Saúde (SNS)

Contacte o serviço onde está internado ou a Equipa de Gestão de Altas (EGA) desse hospital. É a equipa do hospital onde o doente está internado que analisa a situação do doente e verifica se reúne os critérios clínicos e sociais para ser referenciado para a RNCCI, mediante o envio de uma proposta de admissão à Equipa Coordenadora Local (ECL) da área de residência do doente/família. 

Se estiver em casa, num hospital privado, em Estabelecimento Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) ou noutras instituições ou estabelecimentos Deve contactar um elemento da equipa dos Cuidados de Saúde Primários (médico, enfermeiro e/ou assistente social) da área onde reside, que avaliará se reúne as condições necessárias para ser referenciado para a RNCCI, mediante o envio de uma proposta de admissão à Equipa Coordenadora Local da área de residência do doente/família. Se conhecer alguém que esteja em situação de dependência e que necessite de cuidados continuados de  saúde e apoio social, deve contactar um profissional (médico, enfermeiro ou assistente social) da Unidade Local de Saúde da área de residência, para avaliação de eventual referenciação à RNCCI.

 

Para saber mais, consulte o site da Administração Central do Sistema de Saúde – Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.

 

Fontes: 

https://www.sns.gov.pt/sns-saude-mais/cuidados-continuados/

https://www.seg-social.pt/documents/10152/27187/N37_rede_nacional_cuidados_continuados_integrados_rncci/f2a042b4-d64f-44e8-8b68-b691c7b5010a